domingo, 22 de fevereiro de 2009

CAMPEONATO DISTRITAL DE ESCOLAS - EQUIPA A



DÍNAMO 3 - O CRASTO 3


"Dignidade, Bravura e Honestidade, eis a fórmula vencedora ... ou quase"


O jogo entre as equipas do Dínamo e do Crasto foi um grande hino ao futebol de formação, à qualidade dos jogadores e à má qualidade da terceira equipa.
Nunca ninguém desde que tenho como missão orientar as escolas do Crasto me ouviu falar de arbitragens ou algo parecido e hoje também não vou proferir grandes palavras, no entanto permitam-me afirmar que "estes pequenos grandes jogadores deveriam ter a arbitrar os seus jogos os melhores árbitros da Associação de Futebol de Viseu pois serão, concerteza, os futuros jogadores de amanhã. Permito que eles não saibam mas isso aliado ao facto de também cederem a pressões exteriores revoltam os jogadores e certamente revoltou todos quantos estavam a presenciar o jogo".
Deixando o acessório e passando ao principal, este foi um espectáculo que mereceu por inteiro o tempo dispensado pelas pessoas que assistiram à partida: bem disputada, com cordealidade e com muito brio. A equipa do Crasto comandou desde sempre o jogo, fruto de uma entrega muito boa, pressão no portador da bola e combatividade na sua recuperação. Por isso, não é de estranhar que abrisse o marcador depois de um remate forte e bem colocado. A ganhar por uma bola de diferença a equipa nunca se retraiu e disputou o jogo sempre da mesma forma.
Fruto de uma desatenção nas marcações, a equipa do Dínamo conseguiu o golo do empate depois de um cruzamento muito bem desenhado por parte de um dos seus jogadores. O jogo estava equilibrado com maior pendor ofensivo por parte da equipa forasteira. Antes de chegar o intervalo e aproveitando um brinde do guarda redes contrário um jogador do Crasto recupera a bola e isolado dentro da grande área é rasteirado e na conversão da grande penalidade faz o seu segundo golo.



Na segunda metade o jogo manteve a sua toada e é outra vez a equipa do Crasto que marca mais um golo de belo efeito com um remate forte de fora da área. Bola cá, bola lá e uma recepção mal executada por parte do defesa do Crasto permite que a equipa do Dínamo consiga marcar o seu segundo golo também ele maracdo de fora da área.
O jogo encaminhava-se para o fim quando o "encosto" surgiu, o jogador do Dínamo entra na grande área contrária roda sobre o adversário e perto da linha de fundo cai, o árbitro mais perto do lance ( a cerca de 2 / 3 metros nada assiná-la e é o seu companheiro que a mais de 25 metros de distância apita e aponta para a marca dos 9 metros.
No final um empate a três bolas que parece não ser o resultado mais justo, no entanto que dizer:

-Podem contar, agora mais do que nunca, com a equipa do Crasto para se esforçar em todos os jogos e fazer muito difícil a vida dos seus adversários;

-Lutaremos contra tudo e todos para vencer os jogos de forma honesta e trabalhadora;
-Nunca conseguirão desmotivar estes jogadores "pequenos" mas trabalhadores e honestos.

Equipas:

Dínamo:Tomás, Francisco, Diogo, David, Carlos, José, José Lopes, Lucas, João, Simão, Samuel e Miguel

O Crasto: Marado, Tomé, Leandro, João Pedro, Daniel, João Miguel, Pedro Marado, Dani, Fábio, Simão, Cláudio
Marcadores: Pedro Marado, Tomé e Leandro

5 comentários:

Anónimo disse...

O Dínamo mereceu o empate se não a vitória.O árbitro esteve bem,o que é estranho são os 40 golos num jogo de 50 min ...
Ah pois é!...

Anónimo disse...

Penso que o empate é justo. Mas a nivél de educação o Dinamo esteve superior, já que o Castro no final do jogo nem sequer foi capaz de comprimentar os seus adversários como se não bastasse ainda por cima começaram a chamar de nomes aos arbritos. Esses miúdos que ainda agora começaram por jogar futebol. Mas a culpa não é deles mas sim dos seus superiores. Foi um bom jogo e parabens às duas equipas pelo bom jogo.

Anónimo disse...

Li o vosso comentário ao jogo e sinceramente acho que têm razão em quase tudo...pois aquele penalty que originou o vosso segundo golo, nunca existiu (eu gravei o jogo e vi as imagens muitas vezes...)o vosso jogador já com alguma "sapiência" sente a pressão do defesa e deixa-se caír...e a srª árbitra deixou-se "pressionar" pelos pedidos...enfim, como diz era bom que para os melhores jogos, venham as melhores arbitragens!
De resto foram sem dúvida 2 das melhores equipes que vi jogar..voçês têm equipa para ganhar ao Académico, pois e mais uma vez eles só ganharam ao Dínamo na fase regular com a cumplicidade das arbitragens.(olho aberto!)
Boa sorte para voçês e FORÇA DÌNAMO!!!

Joca Matos disse...

Queria desde já dar as boas vindas a este blogue ao Bernas, Américo e Helder, por pela primeira vez terem emitido a sua opinião neste blogue, fazendo votos para que continuem connosco e nos possam fornecer resultados actualizados dos campeonatos que acompanham.

Gostaria também de referir que a emissão de opiniões é sempre bem vinda para podermos trocar ideias sobre jogos onde nem sempre se consegue ver da mesma forma.

Por fim gostaria de dizer ao Américo que no final deste jogo, como em todos, me dirigi ao director e treinador do Dínamo e nos cumprimentamos e fiz exactamente o mesmo em relação aos jogadores da equipa adversária. Mais alguns atletas foram "alertados" para cumprimentarem também eles os colegas, mas tenho que admitir que por vezes e tão em cima dos acontecimentos não é fácil fazer ver o contrário. Agora não pense que digo uma coisa e faço outra, não, cumprimentei todos os intervenientes pois só assim valerá a pena. Obrigado pela participação neste blogue.

Anónimo disse...

Bem...desde já agradeço as palavras e ideias por vós referidas e como as notícias são sempre importantes, era só para divulgar o resultado do Dínamo da Estação em casa do Resende. Ganhá-mos 6-0. Boa sorte para voçês contra o Académico.